A história mostra-nos o mais largo horizonte da humanidade, oferece-nos os conteúdos tradicionais que fundamentam a nossa vida, indica-nos os critérios para avaliação do presente, liberta-nos da inconsciente ligação à nossa época e ensina-nos a ver o homem nas suas mais elevadas possibilidades e nas suas realizações imperceptíveis.(...)A experiência do presente compreende-se melhor reflectida no espelho da história. Karl Jaspers

domingo, 30 de março de 2008

A VERDADE



A verdade deve ser defendida. Esta afirmação é verdadeira, mais qual verdade deverá ser defendida? A verdade útil? A verdade da qual se utilizam os regimes para estabelecer controle social? Esta verdade, sabemos, nem tão verdadeira será, mais certamente estabelecerá os limites de controle necessários ao poder constituído. O “regime da verdade” imposto a humanidade, não é fato novo, foi assim através dos tempos e dificilmente algum dia isto será mudado, os regimes totalitários e absolutistas da idade média faziam o povo acreditar que seu poder era concedido pelo divino, por quem eram escolhidos. Outros mais antigos ainda, faziam crer que descendiam diretamente de Deus, depois de forma mais recente historicamente, grandes pensadores escoceses faziam o povo acreditar, que era fato inquestionável e verdadeiro, que a burguesia era merecedora de estar a frente das decisões do estado, e fazendo crer que existe a necessidade da divisão em classes sociais, e desta forma, digo, com esta verdade, mantinha-se o povo no lugar do povo, e os dominantes dominando. Nada mudou, hoje somos levados a crer que civilidade é não protestar, desta forma há um controle social evitando a desordem.
Conclui-se, que a verdade deve ser buscada por cada um de nós, pois a verdade de uns, não deve ser a verdade da maioria, sua busca deve ser incessante superando nossos interesses pessoais.


Celso de Almeida – História.


*Foto: Deusa da Verdade.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante, ele nos incentiva. Elogio,crítica construtiva ou mesmo discordância de algum ponto de vista (de maneira educada e saudável)serão sempre bem recebidos,deixe, se desejar,seu e.mail, assim você será informado de cada nova postagem.